Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Secretaria de Saúde de Curitiba pede isolamento de 7 dias no retorno de viagens

Por Jornalismo. Publicado em 23/12/2020 às 15:11.

Secretaria de Saúde de Curitiba pede isolamento de 7 dias no retorno de viagens.// Ministério Público pede que prefeituras cancelem festas no Sudoeste do Paraná.// Lapa vai ter 40 novos leitos exclusivos para pacientes covid-19.//

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba pede para aqueles que precisam viajar redobrem os cuidados básicos, especialmente ao retornar para casa. A secretaria pede um isolamento mínimo de sete dias para ajudar a reduzir os riscos de transmitir o novo coronavírus. O alerta vale para qualquer pessoa que retornar de uma viagem, seja de carro, de ônibus ou de avião. Nestes sete dias de isolamento a pessoa deve ficar atenta aos sintomas respiratórios como tosse, sinusite, dor de garganta, febre. Caso nesse período tenha qualquer um desses sinais, a orientação é utilizar os canais da Central de Teleatendimento da Secretaria Municipal de Saúde.

O Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Salto do Lontra, no Sudoeste do estado, emitiu recomendação administrativa para que as prefeituras dos três municípios da comarca (Salto do Lontra, Nova Prata do Iguaçu e Nova Esperança do Sudoeste) não promovam festividades públicas, inclusive as comemorativas ao Natal e Réveillon. A recomendação é dirigida aos prefeitos e presidentes das Câmaras de Vereadores dos três municípios, devido ao agravamento da pandemia de coronavírus no Paraná. Também foi recomendada a proibição de eventos em massa que possam provocar a aglomeração de pessoas e a realização da solenidade presencial de posse dos prefeitos e vereadores para o mandato que se inicia em janeiro.

A Secretaria da Saúde do Paraná, por meio do Complexo Hospitalar do Trabalhador inicia, nesta quarta-feira processo administrativo e estrutural do Hospital São Sebastião da Lapa, que vai liberar cerca de 40 leitos clínicos exclusivos para covid-19. Os leitos serão de enfermaria e já estão com as estruturas prontas, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. O objetivo é que a unidade da Lapa dê suporte as ações de combate à covid-19 na região metropolitana de Curitiba.