A grande movimentação das pessoas para as festividades do fim do ano deixou os serviços de saúde em alerta. Para controlar a transmissão do novo coronavírus a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba reforçou nessa seguinda-feira a recomendação para quem está voltando de viagem que faça isolamento domiciliar voluntário por pelo menos sete dias. A orientação vale para qualquer destino, nacional ou internacional, seja viagem de carro, ônibus ou de avião. Aqueles que vão retornar ao trabalho os cuidados devem ser redobrados, com o uso constante de máscara, deixar ambientes arejados, higienizar as mãos com frequência e manter o distanciamento no ambiente de trabalho. Outra recomendação é manter o afastamento de familiares que fazem parte do grupo de risco para complicações da covid-19, doentes crônicos e pessoas com mais idade. Durante os dias de isolamento a pessoa deve ficar atenta aos sintomas respiratórios. O isolamento mínimo também deve ser seguido por aqueles que já testaram positivo para o coronavírus anteriormente. Uma nova variante do vírus foi identificada em outros países. No Brasil também já foram registados dos primeiro casos dessa nova variante.
A Polícia Rodoviária Federal encerrou neste domingo a Operação Ano Novo no Paraná. Foram registradas 2.653 infrações de trânsito nas rodovias federais do estado. Além disso, os agentes da PRF flagraram 40 motoristas bêbados, 349 condutores ou passageiros estavam sem o cinto de segurança, além de 38 ocasiões em que crianças não utilizavam adequadamente um dispositivo de retenção. Foram registrados também durante o período 94 acidentes, 125 pessoas feridas e duas mortes.
A Delegacia de Delitos de Trânsito de Curitiba investiga se o carro dirigido por um militar em uma batida que matou uma motociclista na madrugada de domingo estava acima do limite de velocidade da rua. O corpo da motociclista foi arremessado por cima do portão de um prédio com o impacto da batida. O motorista estava embriagado e foi preso em flagrante por homicídio culposo, quando não há intenção de matar, mas pode ser alterado para homicídio com dolo eventual, com pena maior. Segundo a polícia, o carro era dirigido por um militar do Exército de 21 anos. Ele fez o teste do bafômetro, que apontou 0,21 miligramas de álcool por litro de ar expelido. Outras duas pessoas que estavam no carro ficaram feridas e foram encaminhadas ao hospital. De acordo com familiares, a vítima Jessica Weber, de 30 anos, estava voltando do trabalho quando aconteceu a batida.