Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Secretaria Nacional de Trânsito diz que novo modelo de faixa de pedestres em Apucarana é irregular

Por Comunicação. Publicado em 05/04/2024 às 07:00.

Secretaria Nacional de Trânsito diz que novo modelo de faixa de pedestres em Apucarana é irregular

Paraná entra na lista de estados com tendência de estabilidade na incidência de dengue

STF derruba medida que demarcaria território de indígenas em Guaíra

As informações com Mauro Contti


A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) afirmou que as novas faixas de pedestres instaladas essa semana na Rua Ponta Grossa, na cidade de Apucarana, norte do Paraná, estão irregulares. As faixas chamaram a atenção de pedestres e motoristas pelo formato diferente. Elas ocupam todo o cruzamento, avançam pelas esquinas e acabam na rua lateral. A Prefeitura de Apucarana informou, em nota, que ainda não recebeu nenhuma notificação da Senatran. Disse também que as faixas cumprem o que é exigido pela legislação.

Em análise apresentada ontem pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, vinte estados brasileiros apresentam tendência de estabilidade ou queda na incidência da doença. O Paraná está na lista dos estados que sinalizam estabilidade. De acordo com o Ministério da Saúde, embora o cenário sinalize dimunuição da doença na maior parte do país, é necessário ainda cautela antes de determinar que o pico dos casos de dengue no país já passou.

O Supremo Tribunal Federal suspendeu uma ação para demarcação de territórios indígenas no Paraná. Por 9 votos a 2, os ministros decidirama favor de questionamentos contrários ao processo de regularização da área onde vive o povo Avá-guarani, no oeste do estado. Em dezembro do ano passado, três indígenas do grupo foram baleados por um homem que não foi identificado. Um agricultor da região acabou sendo feito refém e agredido pelos indígenas. A Polícia Militar e a Força Nacional reforçaram a segurança na região. O confronto aconteceu em meio à disputa territorial na área.