Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Secretário de Segurança pede que população faça a ceia de Natal até às 23h

Por Jornalismo. Publicado em 22/12/2020 às 15:53.

Secretário de Segurança pede que população faça a ceia de Natal até às 23h. // Sanepar suspende rodízio de abastecimento de água para o período de festas.// Cerca de 1400 presos do Paraná têm saída temporária definida pela Justiça.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

Por causa do toque de recolher em vigor no Paraná, o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, afirmou nesta terça-feira que a orientação do governo é para que as famílias que se reunirem para o Natal façam a ceia antes das 11h da noite. A recomendação leva em conta o decreto estadual que proíbe a circulação de pessoas e o consumo de bebidas alcoólicas entre 11h da noite e 5h da manhã. Soares reforçou que as reuniões familiares não devem contar com mais de dez adultos. O decreto estadual com medidas contra o coronavírus vale até o dia 28 de dezembro e, segundo o secretário, ainda não há definição sobre a prorrogação da medida. O secretário afirmou que o policiamento estará reforçado na virada do ano, independente da prorrogação do decreto.

E não vai faltar água no Natal e no Ano Novo. A Sanepar resolveu suspender o rodízio no abastecimento de água em Curitiba e Região Metropolitana a partir desta terça-feira até o dia 3 de janeiro. A suspensão foi possível graças à combinação das chuvas do fim de novembro e início de dezembro e do uso econômico da água pela população, atendendo à campanha META20. Com isso, o nível das barragens aumentou e permitiu um fôlego neste período, alcançando os 40%, mesmo nível registrado em maio desse ano. A Sanepar reforça para que a população continue com a redução do consumo, já que historicamente, há um aumento de consumo de cerca de 5% neste período de festas.  Isto significa um consumo a mais de 400 litros de água por segundo, o suficiente para atender uma cidade com aproximadamente 150 mil pessoas.

A Justiça do Paraná liberou cerca de 1.400 presos que cumprem regime semiaberto para passar as festividades de fim de ano em liberdade. As saídas começaram na última sexta-feira. Segundo o Departamento Penitenciário, o objetivo da medida é a ressocialização de presos por meio do convívio familiar, além do mecanismo de recompensas pela disciplina do detento. Diante da pandemia de covid-19, o Depen instaurou um protocolo para o retorno dos presos. Para evitar o contágio nas unidades penais, os presos beneficiados com a saída temporária permanecerão em isolamento pelo período de 14 dias após o retorno. Caso não sejam constatados sintomas, eles serão liberados para o convívio com os demais presos da unidade penal.