Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Secretário nacional de trânsito garante uso de documentos digitais na fronteira

Por Redação. Publicado em 19/10/2021 às 16:12.

Secretário nacional de trânsito garante uso de documentos digitais na fronteira.//

Paraná pede ao Ministério da Saúde a manutenção das usadas para a Covid.//

Câmara retoma trabalhos presenciais na próxima semana e exigirá vacinação.///

As informações com Jomar Valença.


Giro de Notícias Tarde

Representantes da Secretaria Estadual de Saúde se reuniram com o Ministério da Saúde, em Brasília, para debater o cenário pós-Covid. O principal assunto em pauta foi a manutenção e destino de 600 leitos de UTI habilitados no Paraná ao longo da pandemia. O objetivo é manter as vagas ativas mesmo com a queda no número de internações por Covid-19, realocando a estrutura para o tratamento de outras doenças nos hospitais paranaenses. Para isso, o Estado solicitou uma contrapartida do Governo Federal dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a secretaria, o custeio das UTI’s abertas na pandemia está garantido pelo Ministério da Saúde até dezembro deste ano.

O secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, disse na segunda-feira, em encontro com representantes da Argentina e Paraguai, em Foz do Iguaçu, que os aplicativos de documentos digitais devem valer para brasileiros que vivem, trabalham ou fazem turismo em municípios da região de fronteira com esses dois países. Desde a substituição dos documentos impressos, muitas pessoas sentiram dificuldades em cruzar as fronteiras portando apenas os documentos em seus celulares. Segundo o secretário, a tecnologia deve ficar à disposição dos dois países e todos se comprometeram a aceitar os documentos digitais apresentados pelos cidadãos brasileiros.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) informou nesta terça-feira que os trabalhos presenciais na Casa serão retomados na próxima semana, dia 25 de outubro. Segundo ele, serão tomadas todas as medidas sanitárias para o retorno e será exigido ainda o comprovante de vacinação de deputados e servidores.