Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Seguradora Líder prevê aumento de 7,5% nas mortes no trânsito no PR em 2020

Por Jornalismo. Publicado em 29/09/2020 às 16:00.

Seguradora Líder prevê aumento de 7,5% nas mortes no trânsito no PR em 2020.// Presos se rebelam em cadeia superlotada de Faxinal.// Alunos dos anos finais de cursos de saúde retomam aulas presenciais


Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

Por conta do isolamento social, adotado por causa da pandemia do coronavírus, o trânsito brasileiro deve apresentar números mais baixos de acidentes em 2020. Com um levantamento com projeções de acidentes até o final deste ano, a Seguradora Líder prevê uma queda de 19% no número de ocorrências indenizadas pelo Seguro DPVAT em todo o país.  O Paraná, no entanto, aparece como um dos quatro estados brasileiros onde a projeção é de um crescimento no número de mortes no trânsito, com avanço de 7,5%.  Santa Catarina lidera o grupo com projeção de 18% de crescimento no número de mortos em 2020. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul completam o grupo. A estimativa é que cerca de 13.300 vítimas recebam o benefício por acidentes ocorridos neste ano no Paraná.

Cerca de 80 presos de uma das alas da cadeia pública de Faxinal se rebelaram e fizeram um agente penitenciário refém. O agente foi rendido quando entrava na cela para atender um pedido feito pelos presos. A rebelião começou ontem pela manhã e terminou à tarde, quando o servidor público foi libertado. Agentes do Setor de Operações Especiais, de Londrina, e equipes da Polícia Civil e Militar negociaram o fim da rebelião. A cadeia de Faxinal tem ao todo 140 presos e a capacidade é para no máximo 38 pessoas. A ala onde estavam os rebelados foi totalmente destruída. Entre as reivindicações dos presos estava a transferência de condenados para penitenciárias.

Diante da pandemia, a Secretaria da Saúde do Paraná publicou ontem a Resolução que permite que alunos de cursos técnicos e profissionalizantes de graduação da área de saúde em seus últimos dois anos, e de pós-graduação de todas as áreas, retomem as aulas presenciais. As instituições de ensino devem seguir as medidas de segurança sanitária, como distanciamento social e protocolos de higiene. As instituições também devem traçar estratégias de revezamento e horários de aulas diferenciados para realização de atividades.