As embalagens de alimentos agora devem informar se o produto possui altos índices de açúcar, sódio ou gordura saturada por meio de um selo. A repórter Amanda Yargas traz informações sobre estas e outras mudanças.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nessa quarta-feira novas regras para rótulos de alimentos embalados. A principal delas é a criação de um selo que avisa o consumidor sobre a presença de concentração elevada de açúcar adicionado, gordura saturada ou sódio. A nutricionista Angela Federau lembra que estes componentes são prejudiciais.
SONORA
A expectativa é que isso ajude os consumidores a fazer escolhas mais saudáveis, evitando os ultraprocessados.
SONORA
O açúcar total e o açúcar adicionado devem constar na lista de ingredientes. Outras mudanças são a obrigatoriedade de a tabela de informações nutricionais ser impressa em preto e branco, aumentando o contraste. A declaração do valor energético e nutricional deve ser feita por 100 g ou 100 ml, para ajudar na comparação de produtos, juntamente com o número de porções por embalagem.
As novas regras valem para todos os alimentos que forem embalados sem o acompanhamento do consumidor. As empresas tem 24 meses para adequar os rótulos, com 12 meses adicionais para produtores de menor porte como empresas e agricultores familiares e também para bebidas vendidas em embalagem retornável.
Amanda Yargas