Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Semana dos indecisos: Eleitores deixam para a última hora a escolha dos vereadores

Por Jornalismo. Publicado em 09/11/2020 às 13:49.

Semana dos indecisos: Eleitores deixam para a última hora a escolha dos vereadores. Especialista explica o que faz com que a decisão do voto fique sempre para o final e é feita com pouca reflexão.

A última semana de campanha eleitoral pra muita gente significa que é a hora de decidir o voto para vereador. Tradicionalmente, o eleitor brasileiro tem dificuldade em escolher quem vai representá-lo no legislativo municipal. Quem explica os motivos dessa escolha tardia, que chega a ser feita até mesmo na hora do voto, é o cientista político e doutorando em Direito Constitucional, Rogerio Carlos Born.

SONORA

Este ano, uma mudança que pode ajudar o eleitor indeciso em relação ao seu voto para o representante na Câmara Municipal é o fim das coligações para a eleição dos vereadores. Para o cientista político, é uma oportunidade do eleitor escolher o candidato pela linha ideológica do partido que melhor o representa, o que ficava difuso com as coligações. E isso, na prática, valoriza o voto de legenda.

SONORA

O que pode auxiliar os indecisos na escolha do vereador é a plataforma Tem Meu Voto, criada nas eleições de 2018, e que está de volta na corrida eleitoral municipal deste ano para facilitar, a partir das propostas de campanha, o encontro entre eleitores e candidatos a vereadores.

Para conhecer candidatos com quem tem maior afinidade, o eleitor escolhe quais pautas considera prioritárias, qual seu alinhamento ideológico, e se gostaria de votar em um candidato que não ocupa cargo eletivo. A ferramenta Tem Meu Voto, então, faz um ranking, para a cidade escolhida, de quais candidatos têm mais afinidade com as opções selecionadas pelo eleitor. Caso prefira, o internauta também pode fazer o filtro de escolha por gênero e raça.

A plataforma é gratuita, suprapartidária, independente e foi criada a partir da união de movimentos e organizações da sociedade civil. Entre as novidades que a ferramenta traz a partir deste ano está a possibilidade de os eleitores fazerem o acompanhamento do mandato de representantes eleitos a partir da posse em 2021.
A ferramenta está disponível no site temmeuvoto.org.

Reporter Juliana Sartori.