Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Senado aprova adiamento das eleições municipais para 15 de novembro

Por Jornalismo. Publicado em 24/06/2020 às 09:08.

Senado aprova adiamento das eleições municipais para 15 de novembro. Informações com Grasiani Jacomini

 

 

 

 

 

 

Giro de Notícias COM TRILHA

 

Giro de Notícias SEM TRILHA

 

 

O Plenário do Senado Federal aprovou em dois turnos, em sessão remota nesta terça-feira (23), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que adia para 15 de novembro a data de realização do primeiro turno das Eleições Municipais de 2020. Pela proposta, o segundo turno das eleições será no dia 29 de novembro. A PEC segue agora para análise da Câmara dos Deputados, também em dois turnos de votação. O motivo do adiamento é a pandemia do novo coronavírus. Com o adiamento, haverá mudanças também no calendário eleitoral, incluindo prazos para desincompatibilização, registro de candidaturas, propaganda eleitoral e prestação de contas.

 

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou 725 novas confirmações e 27 mortes pela infecção causada pelo novo coronavírus nesta terça-feira (23). O Paraná soma 15.673 casos e 487 mortos em decorrência da doença. 493 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados hoje. 332 cidades paranaenses têm ao menos um caso confirmado pela Covid-19. Em 119 municípios há mortes pela doença. O Estado tem 399 cidades.

 

As dificuldades financeiras enfrentadas por grande parte das famílias, com demissões e redução da renda, começam a refletir na solvência das dívidas no Paraná. A parcela de pessoas com contas em atraso aumentou 16,9% em um único mês, passando de 25,6% em maio para 29,9% em junho. Já as famílias que não terão condições de pagar suas dívidas em atraso chegam a 14,5%, maior porcentual da série histórica da pesquisa, iniciada em 2010. Os dados fazem parte da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). Ainda segundo a pesquisa, 89,5% das famílias no Estado possuiam algum tipo de dívida em junho. Em maio, esse porcentual era de 89,6%. A média nacional de endividamento é de 67,1%.