
Começaram os trabalhos da CPI Covid, que vai avaliar a atuação do governo federal durante a pandemia. Saiba qual o posicionamento de cada um dos três senadores paranaenses sobre a comissão.
A Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia, mais conhecida como CPI Covid foi instalada nesta terça-feira e se reúne nesta quinta para analisar o plano de trabalho que deve ser proposto pelo relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL). Preside a CPI, o senador Omar Aziz (PSD-AM), com Randolfe Rodrigues (Rede-AP) como vice.
Renan Calheiros defende a convocação de todos os 4 ministros que estiveram à frente da pasta da Saúde durante a pandemia. Ele também já anunciou que pretende solicitar informações sobre contratações e tratativas para a aquisição de vacinas, além das regulamentações do governo federal para temas como isolamento social e quarentena. O relator afirmou que deve solicitar registros do Poder Executivo sobre medicamentos sem eficácia comprovada e o chamado tratamento precoce.
Os três senadores paranaenses Álvaro Dias, Flávio Arns e Oriovisto Guimarães, todos do Podemos, assinaram o requerimento para a criação da CPI. Flávio Arns assinou também o pedido para que o escopo da CPI fosse ampliado, investigando governo federal, estados e municípios. O senador comentou sobre a comissão.
SONORA
O senador Oriovisto Guimarães avaliou a composição da CPI.
SONORA
Ele também explicou porque a comissão não deve investigar os estados.
SONORA
Já o Senador Álvaro Dias, apesar de ter sido favorável a criação da CPI, criticou a politização da comissão e disse que não acredita nas conclusões que ela possa registrar.
SONORA
Amanda Yargas