Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Senadores paranaenses votam a favor da PEC das Drogas

Por Comunicação. Publicado em 17/04/2024 às 13:27.

Senadores paranaenses votam a favor da PEC das Drogas

Desmoronamento da Serra da Esperança causa interdição da BR-277

CNJ decide revogar afastamento de juizes da Lava Jato

As informações com Mauro Contti


Os três senadores paranaenses, Flávio Arns (PSB), Oriovisto Guimarães (Podemos) e Sergio Moro (União), votaram a favor do projeto que inclui na Constituição a criminalização do porte de drogas, inclusive da maconha. A PEC das Drogas, como ficou conhecida, foi aprovada por 53 votos a 9 no Senado em primeiro turno e por 52 votos a 9 em segunda votação. Após a aprovação em dois turnos, o projeto será encaminhado para a Câmara dos Deputados.
////
A BR-277 foi totalmente bloqueada em Guarapuava na noite de terça-feira (16) após a queda de rochas na Serra da Esperança. Na manhã desta quarta-feira (17) a região passou por avaliação de engenheiros e técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O trecho não é pedagiado, mas a concessionária Via Araucária, responsável por localidades próximas informou que presta apoio com sinalização e indicação de desvios. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) há risco de mais desmoronamento de rochas e por isso não há previsão de liberação total da pista.
///
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), decidiu derrubar os afastamentos dos juízes Gabriela Hardt e Danilo Pereira, da Lava Jato. A maioria dos conselheiros discordou do corregedor nacional Luis Felipe Salomão sobre o afastamento dos juízes. Hardt foi responsável pela homologação de um acordo que viabilizou a criação de uma fundação privada que seria abastecida com recursos do pagamento de multas da Petrobras em investigações da Lava Jato