Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Série Especial Vote Com Ciência: Emergência Climática

Por Redação. Publicado em 19/09/2024 às 17:10.

A Agência Escola UFPR e Rede Aerp lançam série com análises de especialistas da Universidade sobre pautas que estão nas discussões das Eleições Municipais 2024. Na segunda reportagem da série, o tema é emergência climática.

Repórter: Alana Morzelli. Supervisão: Maíra Gioia. Uma parceria AERP e Agência Escola UFPR, com a participação do Observatório Metrópoles.

Vou te fazer uma pergunta. Você tem um ventilador? Vale ar-condicionado também. Se sim, ele precisou ser comprado por causa do calor recente? As mudanças climáticas são assim, pequenas alterações atmosféricas na rotina da vida. Elas aumentam gradualmente a temperatura global e desencadeiam um processo de quebra dos ciclos naturais da biodiversidade. O professor e pesquisador do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e colaborador do Observatório das Metrópoles, Wilson Feltrim, nos ajuda a entender esse problema.

SONORA

Mas como solucionar esse problema? Para Wilson, devemos ter um plano de políticas públicas que garanta que os cidadãos de cada município tenham moradias capazes de se adaptar e de não sofrer, por exemplo, com uma onda de calor extrema.

SONORA

Nesse mês de setembro, o Paraná convive com o estado de emergência por conta da estiagem. O Corpo de Bombeiros registrou quase onze mil incêndios de vegetação até o mês de setembro, número que representa um aumento de 139% em relação ao ano passado. Somente no período de 1 de agosto até 7 de setembro foram registrados mais de três mil e seiscentos focos de incêndio, números do Corpo de Bombeiros do Paraná. Aí está a importância de eleger um candidato que defenda o meio ambiente em seu plano de governo.