Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Servidores do IPEM são presos pedindo propina no Paraná

Por Comunicação. Publicado em 26/10/2023 às 13:11.

Servidores do IPEM são presos pedindo propina no Paraná.//
Empresas da Ilha do Mel recebem “Selo Verde 2023”
40% dos casos de violência da Guarda Municipal de Curitiba são de abordagens abusivas.//

Com Jomar Valença

Dois servidores do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (IPEM-PR) foram presos em flagrante pela Polícia Civil logo após fiscalizarem um posto de gasolina em Nova Santa Rosa, no oeste do estado. De acordo com a polícia, os dois fiscais são suspeitos de cobrarem e receberem R$ 400 em propina do dono do posto para não autuarem o estabelecimento. Os servidores foram presos pelo crime de concussão, que é a extorsão praticada por funcionário público.
**
Sete empresas da Ilha do Mel receberam o “Selo Verde 2023”. A iniciativa do Portos do Paraná tem a missão de promover a boa gestão dos resíduos e a prática da compostagem a todos os moradores do litoral paranaense, em especial pousadas e restaurantes. Atualmente, 28 empreendimentos participam do projeto.
**
52 denúncias de violência praticada pela Guarda Municipal de Curitiba (GMC) foram identificadas entre 2017 e 2022. As pessoas em situação de rua são as principais vítimas, caracterizadas em 21 casos de supostas abordagens abusivas (40%). O tipo de violência mais denunciado é a agressão física, com 32 casos (61%). Os dados são de um levantamento feito pela Defensoria Pública do Estado do Paraná, em parceria com a Universidade Federal do Paraná.