Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Sesa confirma mais 31 mortes por dengue no Paraná e secretário de Saúde faz apelo

Por Redação. Publicado em 24/04/2024 às 06:30.

Sesa confirma mais 31 mortes por dengue no Paraná e secretário de Saúde faz apelo.//

Deputado estadual é acusado de rachadinha e lavagem de dinheiro pelo MPPR.//

Justiça determina gratuidade do pedágio em Carambeí para usuários em tratamento de saúde fora da cidade///

Com Marinna Prota

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta terça-feira (23) o novo boletim epidemiológico da dengue. São mais 260.517 casos confirmados de dengue no Paraná, sendo 41.472 a mais que no boletim semanal anterior. Foram registradas também mais 31 mortes, totalizando 171 desde 30 de julho de 2023.

Dos 399 municípios, apenas quatro seguem sem confirmações de dengue: Agudos do Sul e Doutor Ulysses, da 2ª Regional de Saúde, Fernandes Pinheiro, da 4ª RS, e Santana do Itararé, da 19ª Regional. O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, pediu para que a população colabore com a eliminação de criadouros do mosquito transmissor, pois só assim haverá contenção da dengue.

////

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) denunciou o deputado estadual Ricardo Arruda (PL) por lavagem de dinheiro e rachadinha. Segundo a denúncia, a rachadinha teria acontecido ao menos 62 vezes de dezembro de 2015 a setembro de 2023. Já a lavagem de dinheiro, conforme as investigações, foi praticada ao menos 50 vezes no período. A defesa do deputado disse em nota, que não tem conhecimento da denúncia e afirmou que ela seria “infundada perseguição ideológica”. O caso tramita em segredo de justiça.

////

A Justiça determinou a gratuidade da tarifa de pedágio da praça em Carambeí, nos Campos Gerais do Paraná, para pessoas em tratamento de saúde fora da cidade. A decisão liminar ressalta que o benefício está previsto em lei estadual para pessoas com deficiência, doenças graves ou degenerativas e com Transtorno do Espectro Autista. Caso a ordem não seja cumprida, poderá ser feita a aplicação de multa diária de R$ 1 mil à concessionária.

A EPR Litoral Pioneiro, que administra o trecho, afirmou em nota que assim que for intimada “cumprirá os termos da decisão”.