Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Sesa confirma mais 319 casos de dengue no Paraná em uma semana

Por Redação. Publicado em 04/09/2024 às 06:36.

Sesa confirma mais 319 casos de dengue no Paraná em uma semana

Rio Paraná está com nível de 5 a 8 metros abaixo do normal 

TCE derruba decisão que suspendia licitação de contrato de mão de obra para presídios do PR

Com Marinna Prota

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) publicou nesta terça-feira (3) o novo informe semanal da dengue. Foram registrados mais 319 casos da doença. Não houve nenhuma morte na última semana.

Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná contabiliza 8.032 notificações e 1.111 casos confirmados, sem nenhuma morte em decorrência da dengue. Ao todo, 293 municípios já registraram notificações da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 156 possuem casos confirmados.

//

O Rio Paraná está com nível de 5 a 8 metros abaixo do normal. Entre os fatores que estão provocando esse fenômeno, está a queda nas precipitações registradas no Paraná e em outros estados ao longo do leito do rio, que é o segundo maior da América do Sul, com mais de 4,8 mil quilômetros de extensão, ficando atrás apenas do Rio Amazonas. Parte das margens e pedras, no trecho próximo a Ponte Internacional da Amizade, entre Foz do Iguaçu, no oeste do estado, e Cidade do Leste, no Paraguai, estão à mostra segundo Itaipu Binacional. 

///

O Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) derrubou a decisão que suspendia temporariamente uma licitação para contratar uma empresa que forneceria mão de obra para as unidades prisionais do estado mantidas pelo Departamento de Polícia Penal (Deppen), vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).

A licitação foi realizada pela Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap) e a mão de obra inclui monitores de ressocialização e encarregados administrativos, com um contrato de quase R$ 2 bilhões para cinco anos, conforme o TCE. A decisão, em caráter cautelar, havia sido tomada pela Corte do TCE-PR, após identificar possíveis irregularidades no processo licitatório.