Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Sesa intensifica distribuição de remédios e inseticidas para combater a dengue

Por Comunicação. Publicado em 04/05/2023 às 07:20.

Sesa intensifica distribuição de remédios e inseticidas para combater a dengue

Prefeito veta projeto que autorizava comércio a funcionar 24 horas em Londrina

Ratinho Jr. e Lula assinam convênio para novo pedágio

As informações com Mauro Contti


Com o aumento do número de casos e mortes por dengue no Paraná, o secretário de saúde, Beto Preto, informou nesta quarta-feira que, nas últimas semanas, intensificou a distribuição de medicamentos e inseticidas de combate ao mosquito no estado. Ainda de acordo com o secretário, o Paraná deve receber, nos próximos dias, novos estoques de inseticidas parecidos com o fumacê. Na terça-feira, a Sesa confirmou mais seis mortes por dengue. Com os novos números, o estado passa de 15 para 21 óbitos pela doença dentro do período epidemiológico.

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), vetou integralmente o projeto de lei que autorizava o comércio da cidade a funcionar 24 horas em todos os dias da semana. A proposta foi apresentada em 2021 e aprovada em março deste ano por 14 dos 19 parlamentares. Durante a discussão, a flexibilização para 24 horas recebeu questionamentos e foi modificada por meio de uma emenda. Para virar lei, o projeto precisava da sanção do prefeito, que tomou uma decisão contrária. No documento que explica o veto, Belinati diz que o poder de compras do cidadão está baixo, além da medida trazer insegurança ao consumidor que for fazer compra de madrugada. O prefeito explicou também seu veto dizendo que “o comerciário também tem direito de um tempo para conviver com a família, amigos ou desfrutar de momentos de lazer”. Agora, o projeto volta a ser analisado pelos vereadores, que podem ou não derrubar o veto do prefeito.

O governador Ratinho Junior e o presidente Lula assinaram, nesta quarta-feira, o convênio que permite a concessão dos novos pedágios do Paraná. O encontro aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília. Em entrevista coletiva, o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), exaltou o acordo para o modelo adotado. O convênio, na prática, delega as rodovias estaduais para que o Governo Federal faça uma concessão conjunta entre elas. Neste primeiro momento, são cerca de 700 quilômetros federais e 400 quilômetros estaduais que irão a leilão. São dois lotes previstos para irem a leilão no mês de agosto. Um deles engloba as ligações entre Curitiba e Guarapuava e Guarapuava a Ponta Grossa, além da Região Metropolitana de Curitiba. O outro prevê as ligações entre Curitiba-Litoral, Ponta Grossa-Jaguariaíva, Jaguariaíva-Ourinhos e Ourinhos-Cornélio Procópio.