Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

SESA registra mais de 5mil e 500 novos casos de covid em 24h

Por Jornalismo. Publicado em 24/01/2022 às 09:07.

SESA registra mais de 5mil e 500 novos casos de covid em 24h.//

INSS quer acabar com atraso em pedidos de aposentadoria e pensão até julho.//

Brasil lidera ranking mundial em quantidade de raios e média está crescendo com mudanças climáticas.//

As informações com Anderson Luís.


Giro de Notícias – Manhã


A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná confirmou no seu boletim deste domingo 11mil 811 novos casos de Covid aqui no estado. Destes, 5.502 foram registrados nas últimas 24 horas.O informe ainda registra mais 6 mortes, uma mulher e cinco homens, com idades que variam entre 17 e 91 anos. Os óbitos ocorreram entre 22 e 23 de janeiro de 2022.

No fim de 2021, cerca de 1,8 milhão de brasileiros esperava uma resposta do ISS sobre pedidos de aposentadoria e pensão. A fila foi formada por falta de servidores e pela paralização de perícias médicas por conta da pandemia. Por meio de um acordo homologado com o Supremo Tribunal Federal (STF), o INSS se comprometeu a analisar os processos no prazo máximo de 30 a 90 dias, dependendo do tipo de benefício pedido. Já as perícias médicas podem ser feitas em até 45 dias e, em locais de difícil acesso, com prazo estendido até 90 dias. A proposta é encerrar a fila até julho deste ano, porém, para cumprir a meta, o órgão precisa analisar 131 mil pedidos extras por mês já que há 900 mil pedidos com atraso.

O Brasil é o país com maior incidência de raios do mundo, com uma média de 77,8 milhões de registros por ano. No entanto, nos últimos dois anos, esses registros ultrapassaram em muito essa média, com 126 milhões de raios em 2020 e 154 milhões em 2021. A estimativa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) é de que, ao final deste século, a média brasileira seja de 100 milhões de raios por ano. Segundo o órgão, o aumento tem relação com mudanças climáticas, já que umidade do ar e altas temperaturas favorecem tempestades e raios. Por isso, a incidência também é maior durante a primavera e o verão, como temos visto na última semana em vários pontos do território paranaense.