
Mais do que um passatempo, o setor de games é uma indústria do entretenimento que deve movimentar cerca de 180 bilhões em 2021 só na área de esportes. Saiba como se profissionalizar na área.
Nos últimos anos, o mercado de games tem crescido cerca de 9% anualmente. A pandemia aumentou ainda mais essa movimentação e no Brasil este crescimento chegou a 14% em 2020. Jaime Ramos, coordenador do curso de graduação em design de games da Uninter, avalia que os jogos contribuíram como passatempo durante a pandemia e os games online ajudaram a aproximar as pessoas.
SONORA
Cerca de ⅓ da população mundial joga algum tipo de jogo eletrônico, seja nos videogames, computadores, no celular ou tablet, um total de mais de 2,3 bilhões de pessoas. Mais do que jogar, a indústria de games hoje é uma opção de entretenimento. Os e-sports, esportes eletrônicos, trazem competições mundiais que atingem quase 500 milhões de espectadores ao redor do mundo. Quem explica essa dinâmica é Thiago Alves, da equipe de gamers Red Canids (Cânids).
SONORA
E o alcance dos jogos vai muito além do tempo de lazer. Como conta o professor.
SONORA
Para quem quer se profissionalizar na área, o professor considera que é importante ter uma formação abrangente, e que depois é possível se especializar na área de maior interesse.
SONORA
E segundo Thiago Alves, o estudo do design de games é importante até para quem planeja seguir carreira como atleta de e-sports.
SONORA
Amanda Yargas