Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Setor de serviços concentra 43% dos trabalhadores do PR

Por Comunicação. Publicado em 30/08/2023 às 13:55.

Setor de serviços concentra 43% dos trabalhadores do PR.//
Receita Federal suspenderá atividades em agências do PR. //
Paraná precisará qualificar 833 mil pessoas para a indústria.//

Com Jomar Valença

Cerca de 43% dos trabalhadores com carteira assinada no Paraná estão no setor de serviços. São mais de 1,2 milhão de pessoas no setor que engloba desde alimentação até áreas como educação e atividades financeiras e imobiliárias. Os dados são o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).
*
A Receita Federal anunciou a suspensão temporária de atividades em 12 agências que estão em cidades do Paraná e de Santa Catarina. De acordo com a publicação, a suspensão das atividades acontecerá por causa da falta de servidores. A Receita justificou que existe dificuldade em repor o quadro do funcionalismo público. Segundo o órgão, suspensão é temporária e válida até o fim de 2024.
*
Um estudo do Observatório Nacional da Indústria em 2022 indica que o Paraná precisará qualificar 833,5 mil pessoas em ocupações industriais até 2025. A pesquisa foi feita para identificar demandas futuras por mão de obra e orientar a formação profissional de base industrial no Brasil. De acordo com os dados, em todo o país, a necessidade de trabalhadores qualificados é de 9,6 milhões.////