
A disponibilidade de crédito e a Selic baixa incentivam o investimento em imóveis. E a tendência é que isso ajude a aquecer a economia, já que o setor tem influência em 40% do PIB do país. Os detalhes com a repórter Amanda Yargas.
Foto: AEN
Para Jean Michel Galiano, presidente do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), instituição ligada ao sistema Secovi-PR, os bons números do setor são resultado de taxas de juros favoráveis e investimentos governamentais, mas ainda há um bom espaço para crescimento da oferta de financiamento imobiliário.
ÁUDIO
Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa do Inpespar, a compra de terrenos em Curitiba cresceu 17,3% em junho em relação ao mesmo período de 2019. 70,7% das compras de imóveis usados na capital, utilizaram financiamento no último trimestre, contra 53,9% da média de 2019. O presidente da instituição defende que o investimento no setor pode ajudar na retomada da economia, abalada pela crise sanitária provocada pelo novo coronavírus.
ÁUDIO
Segundo o presidente Jean Michel Galiano, este momento é propício para a construção civil porque reúne todos os elementos necessários para o crescimento do ramo.
ÁUDIO
Repórter Amanda Yargas