As modificações orgânicas durante o climatério não obrigatoriamente implicam na diminuição do prazer, mas podem influenciar a resposta sexual. Algumas medidas podem auxiliar as mulheres neste ciclo da vida
Por Fernanda Nardo
O climatério é o período que se segue após a cessação da menstruação, e que marca o fim da fase reprodutiva da mulher, que geralmente acontece entre 45 e 55 anos. A sexualidade da mulher no climatério é carregada de muitos preconceitos e tabus. Um deles é a identificação da função reprodutora com a função sexual. As modificações orgânicas que ocorrem na mulher durante o climatério não obrigatoriamente implicam na diminuição do prazer, mas podem influenciar a resposta sexual. Segundo a ginecologista Elisa Chicareli Pinhat, durante esse período as respostas sexuais não são as mesmas para todas as mulheres.
SONORA
Para alguns especialistas, os problemas diários e o preconceito social em relação ao processo de envelhecimento, também podem refletir de forma negativa na sexualidade feminina nesta fase. A qualidade de vida e o aspecto emocional, por exemplo, são fundamentais no exercício pleno e na realização sexual, em qualquer momento da vida. Por isso, é necessário um olhar atento não apenas para o fator biológico, mas também social, relacional e psicológico.