Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Sindicato das escolas particulares aciona a Justiça para retomada das aulas presenciais no PR

Por Jornalismo. Publicado em 23/10/2020 às 09:26.

Justiça dá 48 horas para Saúde se manifestar sobre pedido de retorno às aulas de escolas particulares. // Motoristas e cobradores de Londrina paralisam parte do transporte coletivo.// 38% das micro e pequenas empresas do Paraná buscaram empréstimo em setembro. ///

As informações com Juliana Sartori


Giro de Notícias Manhã COM TRILHA

Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA
O Sindicato do Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná (Sinepe-PR) oficializou um mandado de segurança, com pedido liminar, solicitando à Justiça o retorno das aulas curriculares nas instituições de todo o estado. Em resposta ao pedido, o Tribunal de Justiça do Paraná, determinou ao secretário estadual de Saúde, Beto Preto, o prazo de 48 horas pra fornecer informações sobre o caso. Até a noite desta quinta-feira, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que não havia sido notificada da decisão. As aulas no estado estão suspensas por conta da pandemia da Covid-19. Uma decisão do governo estadual determinou o retorno das atividades, mas somente para aulas extracurriculares, nas instituições públicas e particulares.
Motoristas e cobradores de Londrina, no norte do Paraná, paralisaram parte do transporte coletivo da cidade na manhã desta sexta-feira. Funcionários da empresa da Transportes Coletivos Grande Londrina afirmam que benefícios que deveriam ter sido pagos ao longo dessa semana estão atrasados. A empresa é responsável por 65% do transporte urbano da cidade. Trabalhadores da TIL Transportes Coletivos S/A, que opera o transporte metropolitano da região, também paralisaram os serviços pelos mesmos motivos. Cerca de 100 trabalhadores estiveram no portão da garagem da empresa fazendo protesto.
Uma pesquisa feita pelo Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, revelou que no mês de setembro houve uma melhora no acesso ao crédito por parte dos pequenos negócios paranaenses. De acordo com o levantamento, entre as micro e pequenas empresas do estado que buscaram empréstimos, 38% tiveram o pedido aprovado pelas instituições financeiras. O número está onze pontos percentuais acima do indicador obtido na pesquisa feita na última semana de agosto. A média paranaense também está acima da média nacional, de 31%.