Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Sindicato dos médicos pede isolamento de 70% contra covid-19

Por Jornalismo. Publicado em 17/03/2021 às 15:18.

Sindicato dos médicos pede isolamento de 70% contra covid-19.// Vereadores de Boa Vista da Aparecida decidem não abrir processo de investigação contra prefeito que foi pego na estrada com galos de rinha em carro oficial. // Exército instala Hospital de Campanha em Curitiba para atender militares.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

O Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná publicou uma carta endereçada aos governos municipais e estaduais pedindo medidas para tentar conter o avanço do coronavírus no Estado. A entidade sugere que o governo estadual edite um novo decreto com restrição às atividades não essenciais. Para os profissionais, o ideal neste momento seria a implementação de um ‘lockdown’ que proporcionasse o índice de isolamento social de 70% da população. Sobre a imunização por vacina, é urgente que se atinja a imunização de 30% da população, evoluindo progressivamente para até 90% na medida em que as vacinas sejam disponibilizadas.O Simepar pede ainda apoio psicológico aos trabalhadores de linha de frente, já que o esgotamento é tão grave que muitos profissionais desistem dos seus postos de trabalho e há inclusive casos de suicídio que chegaram ao conhecimento do sindicato. Os médicos também reivindicam a distribuição de auxílio emergencial pelos municípios para atender as pessoas mais carentes, evitando que essas pessoas tenham que romper o isolamento social para sair em busca do sustento.

Os vereadores da Câmara Municipal de Boa Vista da Aparecida, no oeste do Paraná, decidiram não abrir um processo de investigação contra o prefeito Leonir Antunes dos Santos, que foi flagrado com galos de rinha no porta-malas de um carro da prefeitura enquanto viajava no Rio Grande do Sul. A votação, que foi secreta, aconteceu na terça-feira. Cinco vereadores votaram para que a investigação não fosse aberta, e outros quatro votaram para que o processo fosse iniciado. Com o resultado, a denúncia foi arquivada. A sessão da câmara durou mais de duas horas. Leonir Antunes dos Santos ainda é alvo de uma investigação do Ministério Público do Paraná, que apura se houve ato de improbidade no caso. Seis galos de rinha foram encontrados no porta-malas do carro após ele ser parado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-386, no Rio Grande do Sul, em fevereiro, durante o Carnaval. Na época, Leonir afirmou que não era dono dos animais, mas que eles eram de uma pessoa para quem ele deu carona. O prefeito não explicou porque deu carona em um carro oficial.

Montado em menos de 48 horas no pátio do Hospital Geral de Curitiba, um módulo reduzido do Hospital de Campanha do Rio de Janeiro foi enviado pelo Exército à capital paranaense para aumentar a capacidade de atendimento. A estrutura de 144 metros quadrados foi instalada no início desta semana e deve receber pacientes a partir desta quinta-feira. O módulo conta com posto de triagem, dois consultórios e leitos de enfermaria. Também foram disponibilizados equipamentos para mobiliar quatro leitos de UTI localizados no prédio principal do Hospital Geral. Devido ao aumento de casos da Covid-19 na Região Sul, o Exército decidiu potencializar a capacidade do Hospital, que atualmente está com 100% dos leitos de UTI ocupados. A unidade atende cerca de 60 mil usuários da família militar, incluindo os militares que encontram-se atuando no combate à pandemia da covid-19 em todo o Estado do Paraná e de Santa Catarina.