Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Sistema de saúde entra em colapso em Pato Branco

Por Jornalismo. Publicado em 07/12/2020 às 16:26.

Sistema de saúde entra em colapso em Pato Branco.// Justiça federal condena dez por corrupção no pedágio do Paraná.// Estabelecimentos são interditados em Curitiba por descumprirem medidas contra o coronavírus.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

O sistema de saúde de Pato Branco, no sudoeste do Paraná, está em colapso, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. A informação foi divulgada nesta segunda-feira. Conforme a secretária de Saúde, Márcia Fernandes de Carvalho, não há profissionais e nem leitos suficientes disponíveis. Conforme a secretária, houve aumento de mais de 200% no número de casos nas últimas semanas e o sistema de saúde chegou ao limite. O município negou mais de 200 pedidos para a realização de festas entre quinta e sexta-feira. Por isso, o apelo é para que a população se conscientize sobre a doença e previna a Covid-19. Conforme a 7ª Regional de Saúde, até às 14h desta segunda-feira, os leitos de Unidade de Terapia Intensiva, em Pato Branco, estavam 100% ocupados na ala Covid-19.

O juiz federal Paulo Sérgio Ribeiro, da 23ª Vara Federal de Curitiba, condenou 10 acusados da Operação Integração, do Ministério Público Federal que investiga esquema de corrupção que envolve políticos, agentes públicos e concessionárias de pedágio do Paraná. A investigação aponta organização criminosa, estelionato, peculato e lavagem de dinheiro, envolvendo a concessionária Econorte. Segundo o Ministério Público, a lavagem de dinheiro foi praticada de diversas formas, por meio de empresas “noteiras”, aquisição de imóveis, movimentação de dinheiro em espécie, utilização de operadores financeiros, além de contratação de empresas com contratos superfaturados. De acordo com a denúncia, o esquema envolvia desvio de recursos arrecadados pela concessionária Econorte e que seriam destinados ao investimento em melhorias e manutenções de rodovias federais.

Uma força-tarefa com equipes da Prefeitura e Governo do Estado está agindo em locais de aglomeração de Curitiba e no comércio de todos os bairros no enfrentamento à disseminação da covid-19. Desde a quarta-feira até a noite deste domingo foram feitas 138 fiscalizações e inspeções em estabelecimentos de diferentes regiões da cidade. Foram duas frentes de atuação: a Ação Integrada de Fiscalização Urbana e as inspeções da Vigilância Sanitária, em parceria com a Guarda Municipal. Durante abordagens da Ação Integrada, 78 estabelecimentos em vários bairros foram vistoriados. Durante as incursões, 19 estabelecimentos foram interditados. Também foram expedidas duas notificações e outros 54 estabelecimentos que haviam sido denunciados pela população estavam fechados, sem atividade no momento em que os fiscais realizaram a ação.