Sistema Nacional de Meteorologia emite alerta de emergência hídrica para o Paraná
Justiça garante realização das barreiras sanitárias no litoral
Paraná descentraliza vacinas da Pfizer e 21 municípios recebem as doses na próxima semana
As informações com Juliana Sartori.
Giro de Notícias Tarde COM TRILHA
Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA
O Sistema Nacional de Meteorologia, coordenado pelo Instituto Nacional de Meteorologia, emitiu um alerta de emergência hídrica associado à escassez de chuvas para a região hidrográfica da Bacia do Paraná para o período de Junho a Setembro de 2021. A área abrange o Paraná, e os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo. De acordo com o estudo, nessas regiões, a situação atual de déficit de precipitação é severa e, nos próximos meses, durante a estação mais seca do ano, a condição pode ser agravada. Esse é o primeiro alerta dessa natureza em 111 anos de serviços meteorológicos do País.
Os municípios de Pontal do Paraná, Paranaguá, Matinhos e Guaratuba, no litoral do Paraná, ganharam o direito de manter barreiras sanitárias nas estradas como medida restritiva de enfrentamento à pandemia da Covid-19. A 1ª Vara Federal de Paranaguá garantiu que os municípios instalem a contenção de sexta a domingo e em feriados “enquanto durarem os decretos de lockdown”. Além disso, ficou determinado que a instalação das barreiras sanitárias no litoral do Paraná é de responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Rodoviária Estadual. As concessionárias de pedágio agora são responsáveis por comunicar aos usuários da existência das medidas.
As 37.440 doses da vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech recebidas nesta semana serão descentralizadas para 21 municípios do Paraná na próxima segunda-feira. O quantitativo faz parte da 21ª pauta do Ministério da Saúde. Os municípios contemplados são Araucária, Campo Largo, Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, União da Vitória, Pato Branco, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Cascavel, Campo Mourão, Umuarama, Paranavaí, Maringá, Apucarana, Londrina, Bandeirantes, Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Toledo e Telêmaco Borba. Destes, 12 municípios ainda não haviam recebido doses da farmacêutica norte-americana.