Sobe para 8 número de mortos em explosões em Palotina.//
Paraná registra aumento de furtos e roubos de celulares
Afastado promotor acusado de descumprir medidas protetivas no Paraná
As informações com Jomar Valença
Subiu para oito o número de mortos em explosões em um silo de secagem de grãos da C.Vale, cooperativa agroindustrial de Palotina, no oeste do Paraná. O local é um grande reservatório onde são armazenados produtos agrícolas. O caso aconteceu na tarde de quarta-feira (26). Ainda segundo a corporação, doze vítimas foram encaminhadas para hospitais da cidade e região e uma pessoa continua desaparecida.
**
O número de furtos e roubos de celulares aumentou 34,8% em um ano no Paraná. O dado faz parte do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Em média, 113 aparelhos foram furtados ou roubados por dia pelos suspeitos no estado. Segundo o levantamento, foram 30.576 crimes registrados em 2021 e 41.526 no ano passado. Ou seja, quase 11 mil a mais.
**
O Conselho Nacional do Ministério Público decidiu afastar temporariamente o promotor Bruno Vagaes, do Paraná, que desde final de 2019 já teria descumprido ordens judiciais que o impedem de tentar uma aproximação com a ex-mulher, a servidora Fernanda Barbieri, e de fazer contato com familiares dela. Ela pediu as medidas protetivas após relatar episódios de agressões e ameaças. Das 101 situações apontadas pela servidora, 99 já deram base a ações penais, que tramitam em sigilo. A defesa de Vagaes afirmou que o promotor afastado nega qualquer crime. Ele atuava na Promotoria de Justiça de Ibiporã, no norte do Paraná. O acusado é alvo de dois procedimentos administrativos disciplinares abertos pela Corregedoria-Geral do Ministério Público.