Estamos na Semana da Convivência que ressalta a importância da promoção da convivência com harmonia, solidariedade e respeito mútuo. Desde 2016 o Laboratório Interagir, ligado à Universidade Federal do Paraná (UFPR), realiza ações voltadas para a prevenção de situações de violência, preconceito e discriminação no ambiente escolar.
O objetivo dessa semana é envolver membros da comunidade a repensar os desafios para melhorar a convivência, e como é possível engajar a comunidade no processo de melhoria da convivência.
Segue SPOT produzido a respeito do tema, para as emissoras de rádios interessadas em contribuir com a campanha.
Desde 2016 o Laboratório Interagir realiza ações voltadas para a prevenção de situações de violência, preconceito e discriminação no ambiente escolar, sendo que o dia 7 de Abril marca o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas, com data escolhida em memória ao massacre de Realengo. Porém, com o passar dos anos, ao invés de enfatizar apenas o combate ao bullying, percebemos a importância da promoção da convivência e melhoria das relações em ambientes educacionais. Neste contexto, a Semana da Convivência enfatiza a importância da promoção da convivência com harmonia, solidariedade e respeito mútuo.
O objetivo dessa semana é envolver membros da comunidade a repensar os desafios para melhorar a convivência, e como é possível engajar a comunidade no processo de melhoria da convivência.
Na Semana da Convivência escolas participantes do projeto Aprendendo a Conviver, e outros parceiros que debatem a importância da resolução não-violenta de conflitos realizarão ações. E todas as pessoas, onde estiverem, são convidadas a planejar pequenas ações para a melhoria da convivência.
Conviver significa viver em harmonia, implicando solidariedade e respeito. A capacidade de resolver conflitos de forma pacífica, o desejo de ajudar aos outros, demonstrar bondade e cooperar como membro responsável da comunidade é fundamental para a convivência. A convivência cria um contexto em que a soma de todas as relações contribui significativamente para o bem-estar de todas as pessoas. E quando pensamos em situações de violência, quantas poderiam ser prevenidas por meio da resolução não-violenta de conflitos? Deste modo, a promoção de ambientes positivos e seguros para a aprendizagem atua como fator de proteção frente a situações de violência.
A empatia transforma as relações do cotidiano, sendo uma das bases para a convivência. Quando abordamos as relações tomando a perspectiva de outras pessoas, escutando com atenção e respeitando os direitos de outras pessoas contribuímos para a melhoria da convivência. Neste contexto, convidamos a todos os interessados a separar alguns momentos durante a próxima semana para celebrar a convivência.
A Semana da convivência ocorrerá de 08 a 12 de abril, sendo que detalhes sobre a agenda de eventos serão definidos pelos parceiros.
Fonte: semanadaconvivencia.com.br/