Especialistas explicam para que servem medicamentos do chamado Kit Covid e quais são as consequências do uso indiscriminado deles.
A cloroquina tem sido considerada parte do chamado Kit Covid, defendido por alguns movimentos no Brasil. Segundo a pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Andréa Stinghen, o medicamento tem eficácia comprovada para combater apenas alguns tipos de doenças.
SONORA
Apesar de ter sido difundida, a cloroquina tem sido rejeitada por especialistas. Fellype de Carvalho Barreto, médico e professor do curso de Medicina da UFPR, afirma que não existem estudos científicos que comprovem a eficácia do medicamento no tratamento do novo coronavírus.
SONORA
Andrea Stinghen ainda destaca os problemas identificados nos pacientes após o uso do medicamento no tratamento da Covid-19.
SONORA
Fellype Barreto ainda complementa, que a distância entra a dosagem de cloroquina que cura e a que causa problemas de saúde é muito curta e exige perícia dos médicos.
SONORA
Assim como a cloroquina, a ivermectina também não é recomendada pelos órgãos médicos brasileiros.
Repórter Marinna Prota