Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Suplente que assumiu vaga de vereador vítima de covid também morre pela doença

Por Jornalismo. Publicado em 04/05/2021 às 08:11.

Suplente que assumiu vaga de vereador vítima do coronavírus também morre pela doença em Cruzeiro do Oeste.//  Justiça determina que profissionais da educação sejam vacinados contra a Covid em Maringá.// Paraná recebe lote com 32 mil vacinas da Pfizer.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Manhã COM TRILHA

Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA

O suplente que assumiu a vaga de um vereador de Cruzeiro do Oeste, vítima da Covid-19, também morreu pela doença. Laércio Dechiche (PSB) estava com 59 anos e ficou internado em Paranavaí, após contrair o novo coronavírus. Ele obteve 213 votos e assumiu como suplente o lugar do vereador Leonardo Paraguai (PSB), que também morreu por complicações da Covid-19 no dia 3 de fevereiro deste ano. A Câmara de Cruzeiro do Oeste lamentou o falecimento do político e decretou luto oficial de 3 dias.

A Justiça aceitou o pedido do Ministério Público do Paraná e determinou que a Prefeitura de Maringá cumpra a lei municipal e faça alterações necessárias na campanha de vacinação contra a Covid-19 para imunizar professores e funcionários da educação básica de escolas públicas e privadas. A imunização deve ocorrer simultaneamente com a de idosos que tenham entre 60 e 69 anos e acontecer no prazo de dez dias.
No mandado de segurança enviado à Justiça, o MP alegou que a lei municipal que incluiu os profissionais de educação na segunda fase do grupo prioritário da campanha de imunização contra a doença não está sendo cumprida.

O Paraná recebeu o primeiro lote com 32.760 doses da vacina contra Covid-19 da Pfizer na noite desta segunda-feira e deve iniciar a distribuição do imunizante a partir de quarta. As vacinas ficarão estocadas no Cemepar (Centro de Medicamentos do Paraná) e serão distribuídas apenas em Curitiba, seguindo orientação do Ministério da Saúde. A vacina contra Covid-19 da Pfizer tem padrões de armazenamento mais rígido que os outros imunizantes utilizados atualmente no Brasil. A Secretaria de Estado da Saúde pretende iniciar nesta semana a vacinação de pessoas com comorbidade, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente, com a chegada das mais de 400 mil e 300 doses de imunizantes da Pfizer, AstraZeneca/Fiocruz e Coronavac/Butantan que chegaram no 16o lote enviado ao Paraná.