Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Surto de gripe chega ao Paraná e Saúde confirma uma morte

Por Jornalismo. Publicado em 21/12/2021 às 09:14.

Surto de gripe chega ao Paraná e Saúde confirma uma morte.//

Sem vacina chance de contaminação pelo coronavírus é quase 3x maior.//

Mercado financeiro revê estimativa de crescimento do país e diminui projeção.//

As informações com Anderson Luís.


Giro de Notícias – Manhã


A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná confirmou nesta segunda-feira 20 casos do vírus da gripe, H3N2. Os casos estão em 12 cidades: Curitiba, Maringá, Campo Mourão, Guarapuava, Pato Branco, Toledo, Paranaguá, Cornélio Procópio, Castro, Pinhais, Tapira, Campo Largo. Há ainda um caso confirmado em Resende, cidade do Rio de Janeiro, que teve o diagnóstico no Paraná. Em Maringá houve uma morte em decorrência da gripe.

Um estudo do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba identificou que o risco de contaminação pelo coronavírus é quase três vezes maior entre as pessoas não vacinadas do que entre aquelas com o esquema de vacinação completo. O levantamento foi feito a partir do total de casos novos entre pessoas imunizadas e não imunizadas de março a novembro deste ano. Quem não se vacinou se contaminou 2,7 vezes mais, na média do período avaliado.

E a estimativa do mercado financeiro para o crescimento da economia do país neste ano caiu de 4,65% para 4,58%.
A projeção é parte do boletim Focus desta segunda-feira (20), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC). Para o próximo ano, a expectativa para o PIB (Produto Interno Bruto), a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, é de crescimento de 0,5%, a mesma previsão da semana passada. Em 2023 e 2024, o mercado financeiro projeta expansão do PIB em 1,85% e 2%, respectivamente.