
SURTO DE VIROSE NO LITORAL FOI CAUSADO PELO NOROVÍRUS, AVALIA LACEN///
SALDO DE EMPREGOS NO PARANÁ CAIU EM NOVEMBRO///
400 BARRAGENS DEVEM PASSAR POR VISTORIA NESTE ANO PARA GARANTIR SEGURANÇA DAS ESTRUTURAS//
com Amanda Yargas
O surto de casos de viroses no litoral paranaense foi causado pelo norovírus, segundo análise do Lacen, o Laboratório Central do Estado. Entre 1 de dezembro e 16 de janeiro, foram registrados mais de 3 mil atendimentos por doenças diarreicas e gastroenterites em Matinhos, enquanto em Guaratuba foram mais de mil e 800 casos entre 28 de dezembro e 19 de janeiro, de acordo com informações dos municípios. A Secretaria de Estado da Saúde alerta para os cuidados com a higiene, porque o vírus é transmitido por meio de água e alimentos contaminados.
O Paraná gerou 43% menos empregos em novembro de 2024 do que no mesmo mês do ano anterior. No ano passado, o saldo foi de pouco mais de 4mil e 100 empregos segundo o boletim sobre emprego da Fecomércio, com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O comércio teve o melhor saldo entre os setores, com destaque também para Alojamentos e Alimentação que teve incremento de 51,5%.
O Paraná pretende vistoriar 400 barragens em 2025, para reforçar a segurança hídrica. As estruturas selecionadas este ano tem área superior a 10 mil metros quadrados. O projeto, realizado pelo Instituto Água e Terra, começou em 2023, com 800 vistorias e seguiu em 2024, com a inspeção de outras mil e seiscentas barragens.