Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Tarifa de água e esgoto tem reajuste previsto para fevereiro

Por Jornalismo. Publicado em 30/12/2020 às 09:00.

Tarifa de água e esgoto tem reajuste previsto para fevereiro./// Cinco cidades concentram mais de 1/3 da riqueza do estado. /// 2020 tem pior avaliação na satisfação de brasileiros, mas expectativa para o próximo ano é alta.///

 

Giro de Notícias COM TRILHA

Giro de Notícias SEM TRILHA

O tarifa de água e esgoto cobrada pela Sanepar terá reajuste de 5,11% a partir de 5 de fevereiro de 2021. O aumento estava suspenso desde setembro por causa da pandemia do Covid-19. O índice original do reajuste aprovado em agosto era de 9,62% para começar a valer em outubro, mas foi suspenso após pedido do governo do Estado, que controla a companhia. A decisão também prevê a manutenção das políticas de tarifas diferenciadas para o litoral, para as entidades de utilidade pública beneficentes, cadastradas pela Sanepar, assim como a política de Tarifa Social”, afirma a agência.

As cinco cidades mais ricas do Paraná concentram mais de um terço do Produto Interno Bruto (PIB) de todo o estado. Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a soma de todos os bens e serviços finais produzidos em Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Araucária corresponde a 37,8% da riqueza produzida em todo o Paraná.

Pouco mais de sete entre cada 10 pessoas no Brasil (72%) afirmam que o ano de 2020 foi ruim para si e suas famílias. É o que aponta a pesquisa Global Advisor 2021 Predictions, realizada pela Ipsos desde 2012. No histórico do levantamento, o percentual de brasileiros insatisfeitos com o ano que termina nunca foi tão alto. De 2019 para 2020, o crescimento foi de 10 pontos porcentuais. O pior ano até então havia sido 2017, com 64%.Apesar do sentimento negativo que acometeu o mundo em 2020, 2021 traz esperança: 81% dos brasileiros estão otimistas de que 2021 será melhor do que o ano atual para si e suas famílias. Além de uma percepção otimista no âmbito pessoal, a maioria dos entrevistados no Brasil também aposta que o ano que vem trará uma retomada econômica a nível mundial.