
Taxa de renovação da Assembleia Legislativa do Paraná é de 46%.//
Bancada do Paraná terá 12 novos deputados federais.//
Carol Dartora é eleita primeira deputada federal negra da história do Paraná.//
As informações com Anderson Luís.
Giro de Notícias – Edição da Manhã
A Assembleia Legislativa terá uma renovação de 46% a partir do próximo ano. Das 54 vagas, 25 serão ocupadas por novos parlamentares e 29 por deputados que foram reeleitos ontem. A mudança foi menor que a registrada na eleição de 2018, quando a taxa de renovação foi de 59%.
A bancada paranaense na Câmara dos Deputados terá 12 novos parlamentares a partir de 2023. Dois deles, Dilceu Sperafico (PP) e Nelson Padovani (União) já foram deputados e voltarão à Casa. A renovação é de 40%. O candidato mais votado foi o ex-procurador de Justiça Deltan Dallagnol (Podemos), eleito com mais de 344 mil votos. Entre os novatos estarão o delegado Matheus Laiola (União Brasil), o ex-secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto (PSD) e os deputados estaduais Tadeu Veneri (PT) e Paulo Litro (PSD).
A vereadora de Curitiba Carol Dartora (PT) foi eleita deputada federal neste domingo com mais de 130 mil votos. Ela é a primeira parlamentar negra do Paraná a conseguir uma cadeira na Câmara Federal. Aos 39 anos, a professora chegou ao seu segundo cargo político.