Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

TCE cobra municípios com baixo índice de aplicação de vacinas

Por Jornalismo. Publicado em 14/06/2021 às 15:32.

TCE cobra municípios que aplicaram menos de 60% das vacinas recebidas contra Covid-19.//

Com os piores números desde início da pandemia, Londrina prorroga suspensão das aulas.//

Dia Mundial do Doador de Sangue pede urgência nas doações.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

O Tribunal de Contas concedeu prazo de cinco dias para que 16 prefeituras paranaenses esclareçam os motivos do baixo índice de aplicação das vacinas contra a Covid-19 que já receberam. Os ofícios foram enviados na última quinta-feira aos municípios que apresentam índice de vacinação abaixo de 60% das doses recebidas, conforme dados do painel de vacinação do Ministério da Saúde. Dois dos 16 municípios registram percentuais de aplicação abaixo de 40%. A pior situação é de Palmital (Região Centro-Sul) que só aplicou 33% das 6.387 doses recebidas. Tunas do Paraná (Região Metropolitana de Curitiba) registra um índice de vacinação de 36%. Os outros 14 municípios notificados são: Prado Ferreira, Guaraqueçaba, Mandaguaçu, Candói, Sertanópolis, Piraquara, Curiúva, Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras, Doutor Ulysses, Terra Boa, Diamante do Norte, Nova Santa Rosa e Reserva do Iguaçu.

 

A Prefeitura de Londrina, no norte do Paraná, prorrogou a suspensão das aulas presenciais nas escolas e creches municipais até 30 de junho e também a proibição de realizar qualquer tipo de evento com mais de dez pessoas pelas próximas duas semanas. Boletim da Secretaria Municipal de Saúde, publicado no domingo, indicou que há 1.267 pessoas com o vírus ativo na cidade, ou seja, elas podem transmitir o vírus para outro moradores. É o maior número já registrado desde março de 2020. A taxa de positividade de casos também aumentou, é de 45%. Até domingo, todos os leitos de UTI para Covid-19 do SUS e hospitais privados estavam ocupados.

 

Nesta segunda-feira é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Para marcar a data, o Ministério da Saúde lançou, nesta manhã, uma campanha de doação de sangue. Com a pandemia duradoura, o número de doadores vem caindo, aumentando a urgência pela retomada das doações. No Paraná, o Hemepar é o órgão responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 385 hospitais públicos, privados e filantrópicos, além de atender 92,8% de leitos SUS no Estado. A necessidade de coleta para atender a demanda em Curitiba e Região Metropolitana é de cerca de 180 bolsas por dia. Com a pandemia da Covid-19, o número de coletas está em torno de 100 bolsas ao dia.