Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

TCE descobre pagamento de aposentadorias a pessoas mortas em municípios do Paraná

Por Jornalismo. Publicado em 21/01/2021 às 09:20.

TCE descobre pagamento de aposentadorias a pessoas mortas em municípios do Paraná.// População deve ficar atenta aos golpes usando a vacina.// Todos municípios do Paraná já receberam vacina contra o coronavírus para início da campanha.//

As informações com Anderson Luís.


Giro de Notícias Manhã COM TRILHA

Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA

Uma auditoria feita pelo Tribunal de Contas do Estado descobriu que prefeituras de dez municípios paranaenses estavam pagando aposentadorias e pensões a pessoas já falecidas. De acordo com o levantamento iniciado em novembro do ano passado, onze beneficiários mortos foram identificados por meio do trabalho de verificação, em parceria com o Tribunal de Contas da União. No total, os valores pagos somavam mais de R$ 612 mil. Os pagamentos irregulares foram identificados nos municípios de Cambé, Figueira, Loanda, Mariluz, Moreira Sales, Paiçandu, Realeza, Rolândia, Tibagi e União da Vitória, onde havia dois casos. O TCE sugeriu medidas para apurar a causa das irregularidades, a devolução dos valores pagos e a melhora no controle desses pagamentos, com recadastramento anual e a prova de vida. Caso os administradores não corrijam as falhas, ficam sujeitos ao pagamento de multas e outras penalidades.

A distribuição da vacina contra a covid-19 foi concluída nos 399 municípios das 22 regionais de saúde do Paraná nesta quarta-feira. A Secretaria de Estado da Saúde informou que grande parte dos municípios já iniciou a aplicação das doses. Ao todo, o estado distribuiu mais de 132 mil doses da vacina CoronaVac, que foi importada pelo Instituto Butantan, de São Paulo. Cada município ficou responsável por fazer a retirada das doses na sede da regional de saúde a qual faz parte, de acordo com a Sesa. Ainda segundo a secretaria, o segundo lote de vacinas deve ser distribuído dentro de três semanas, para a aplicação da segunda dose entre os membros do grupo prioritário.

Com a chegada da vacina da Covid-19, aparece também uma nova leva de golpes. Por isso, é necessário ficar atento para não cair em um deles. O alerta foi feito por meio de nota do Ministério da Saúde. O golpe estaria funcionando assim: alguém liga para o celular da vítima e pede dados pessoais para agendar a vacinação. É a oportunidade de os criminosos clonarem dados e o número do a aplicativo de mensagens. A nota orienta as pessoas que receberem ligações ou mensagens pelo celular, com promessa de agendamento de vacinação, não forneçam qualquer dado e denunciem às autoridades competentes. O Procon-PR também publicou um alerta sobre a venda de vacinas da covid-19. A comercialização do imunizante não foi liberada no Brasil, e as doses são aplicadas exclusivamente pelo Poder Público.