
A partir do olhar dos consumidores, tecnologia chamada eye tracking consegue avaliar a receptividade de produtos.
Reportagem e produção Giovani Sella. Supervisão Maíra Gioia. Uma parceria Agência Escola UFPR e Aerp.
Um olhar fala mais do que mil palavras. Para os pesquisadores da neurociência do consumo, esse ditado faz muito mais sentido. A partir do olhar dos consumidores, eles conseguem avaliar a receptividade de produtos. Essa tecnologia é chamada de eye tracking, que em português significa algo como rastreamento de olhos. No laboratório Sinapsense, na Universidade Federal do Paraná, a professora Letícia Hermann, coordena estudos na área.
SONORA
Após a coleta dos dados de rastreamento do olhar, um formulário deve ser preenchido. O resultado da pesquisa vem da análise conjunta das respostas de percepção do entrevistado e dos dados de eye tracking. O estudante de Comunicação Institucional e bolsista no projeto Murilo Pereira Machado explica a pesquisa que ele conduziu envolvendo vídeo game.
SONORA
O Sinapsense é um laboratório do curso de Comunicação Institucional da UFPR e possui parcerias com diversas empresas. Além da tecnologia de eye tracking o laboratório também pesquisa a resposta neurológica com equipamentos de eletroencefalograma, de reconhecimento emocional facial e condutor galvânico.
SONORA