
Temporal deixa 44 famílias indígenas desabrigadas no oeste do Paraná
PIB do Paraná cresce 3,8% e supera média nacional e países da Europa
Com Marinna Prota
O temporal que atingiu o oeste do Paraná deixou 44 famílias indígenas Avá-Guarani desabrigadas em Terra Roxa e Guaíra, segundo a Funai. As comunidades perderam casas, roupas e alimentos, incluindo três aldeias instaladas em áreas recém-adquiridas com recursos da Itaipu Binacional, parte de um acordo homologado pelo STF para reparação aos povos afetados pela construção da usina.
As prefeituras de Terra Roxa e Guaíra distribuíram lonas e água potável às famílias atingidas, enquanto a Itaipu informou que vai auxiliar na aquisição de materiais emergenciais e apoiar a Defesa Civil local. A área atingida, conhecida como Fazenda Brilhante, foi destinada neste ano para reassentar 60 famílias indígenas.
////
O Produto Interno Bruto do Paraná cresceu 3,8% no primeiro semestre de 2025 em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo o Ipardes. O resultado superou a média nacional, de 2,5%, e ficou acima de países como Espanha (2,68%), França (0,52%), Itália (0,27%) e Alemanha (-0,08%). Em valores absolutos, o PIB estadual chegou a R$ 403 bilhões no semestre, representando 6,51% da economia brasileira. O desempenho foi puxado pela agropecuária, que avançou 13,56%, seguida pela indústria (3,4%) e serviços (1,48%).