Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Títulos de eleitor da população privada de liberdade foram regularizados no PR

Por Comunicação. Publicado em 09/05/2024 às 14:37.

TRE-PR atualizou o cadastro destes cidadãos, além de confeccionar o primeiro título de eleitor para aqueles que ainda não tinham; prazo para regularização do título foi até essa quarta (08).

Por Fernanda Nardo

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) promoveu a regularização eleitoral de pessoas privadas de liberdade (PPL) que estão reclusas provisoriamente. O prazo para regularização do título foi até essa quarta-feira (08).  Essa é a primeira grande iniciativa de alistamento da população carcerária no Estado.  A Constituição Federal DE 88 assegura o direito ao voto aos privados de liberdade provisórios. No entanto, uma parcela ínfima da população carcerária exerce seus direitos políticos. No Paraná, por exemplo, não houve votação de presos provisórios nas eleições passadas.  O trabalho de alistamento dessa população é o primeiro passo para tentar mudar essa situação. O desembargador presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Sigurd  Bengtsson, destacou que a Justiça Eleitoral atualizou o cadastro destes cidadãos através de biometria e foto, além de confeccionar o primeiro título de eleitor para aqueles que ainda não possuem.

SONORA

Na Penitenciária Feminina do Paraná (PFP), localizada no Complexo Penitenciário de Piraquara,  foram atualizados NEST SEMANA os títulos eleitorais de 84 custodiadas e confeccionados 20 novos documentos. Com a regularização, feita por meio da 155ª Zona Eleitoral, A diretora da Penitenciária Feminina do Paraná, Alessandra Prado, destaca QUE elas estão aptas a participarem do próximo pleito municipal.

SONORA

A medida faz parte de um acordo de cooperação técnica para a instalação e funcionamento de seções eleitorais especiais em estabelecimentos penais nas eleições. O diretor-adjunto da Polícia Penal do Paraná, Maurício Ferracini, explicou que cada uma das nove regionais administrativas da PPPR em todo o Estado contará com uma seção eleitoral especial.

SONORA