Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Todos os anos 40% dos idosos com mais de 80 anos sofrem quedas dentro de casa

Por Redação. Publicado em 24/05/2023 às 07:21.

Todos os anos, 40% dos idosos com mais de 80 anos sofrem quedas dentro de casa. Especialista explica quais as consequências de situações que parecem simples.

Por Marinna Prota

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, em 2022 existiam mais de 33 milhões de idosos no Brasil. Com o envelhecimento e o enfraquecimento de músculos e ossos, as quedas para pessoas nesta idade são cada vez mais frequentes. Em um levantamento do Ministério da Saúde, foi descoberto que todos os anos, 40% dos idosos com mais de 80 anos sofrem quedas dentro de casa.

Ademir Schuroff, ortopedista do Hospital Universitário Cajuru, explica por que esse tipo de situação acaba sendo mais comum nas pessoas com 60 anos ou mais.

SONORA

Por se tratar de algo cotidiano, é possível prever riscos e desdobramentos da queda de idosos, que ao tropeçarem em tapetes, escorregarem em chão molhado, acabam tentando se segurar e o resultado pode ser a fratura de membros.

SONORA

Quando a queda acontece, é importante, segundo o especialista, mexer o mínimo possível na vítima, evitando de agravar o quadro de saúde. Ao se deparar com essa situação, o ortopedista explica o que fazer.

SONORA

Para evitar as quedas de idosos dentro de casa, é preciso retirar tapetes soltos do caminho, manter os pisos sempre secos, evitar pavimentos escorregadios, implantar corrimãos em banheiros, além de a pessoa com mais de 60 anos se manter ativa, cuidar da saúde física, reforçando a musculatura.