Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Torre de transmissão de Furnas cai no Paraná

Por Comunicação. Publicado em 11/01/2023 às 07:29.

Torre de transmissão de Furnas cai no Paraná

Praia de Guaratuba terá faixa de areia ampliada

Estrada da Graciosa é novamente liberada para trânsito de veículos

As informações com Mauro Contti

Uma torre de transmissão de energia do sistema de Furnas caiu na madrugada de segunda-feira (9), segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A estrutura estava instalada em Medianeira, no oeste do Paraná. Não houve registro de prejuízo a distribuição na rede elétrica.
Em um relatório de Acompanhamento da Situação do Sistema Elétrico Brasileiro onde constam as informações sobre a queda, a Aneel cita que “há indícios de vandalismo” na queda da torre já que “não foram identificadas condições climáticas adversas que possam ter causado a queda”. Ainda de acordo com a agência, uma inspeção feita no local apontou danos em outras três torres próximas. As estruturas são responsáveis por transmitir a energia gerada por Itaipu para o Sistema Interligado Nacional.

////

O litoral paranaense pode ter mais uma praia com uma obra de engorda da orla. De acordo com o governo do estado, será realizada uma obra semelhante a realizada em Matinhos na faixa de areia da praia de Guaratuba. O executivo, junto com o Instituto Água e Terra (IAT), assinaram um termo para a contratação da empresa que fará o projeto da obra.
A Prefeitura de Guaratuba confirma que o compromisso para a realização da engorda foi firmado no início de janeiro. Não foram divulgados mais detalhes sobre as obras e nem o prazo para que o projeto seja apresentado.
////

A PR-410, conhecida como Estrada da Graciosa, deve ser liberada novamente para o trânsito de veículos. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) implantou sinalização provisória e barreiras de concreto New Jersey no km 11. Com isso, o fluxo é liberado no sistema Pare e Siga.
O trecho permanece monitorado pelo DER/PR, enquanto são providenciados os serviços de recuperação. Condições climáticas desfavoráveis podem levar ao bloqueio total da pista novamente, como forma de garantir a segurança dos usuários.