Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Trabalhador soterrado em aterro sanitário é encontrado sem vida

Por Jornalismo. Publicado em 28/06/2022 às 10:50.

Trabalhador soterrado em aterro sanitário é encontrado sem vida.//

Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná completa 3 anos.//

Sanepar divulga proposta de concessão para ampliação do serviço de esgoto na RMC e Litoral.//

As informações com Anderson Luís.


Giro de Notícias – Edição da Manhã


O trabalhador que foi soterrado por um desabamento no aterro sanitário de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, foi encontrado ontem por equipes de busca, sem vida. As equipes afirmaram que o local onde o acidente ocorreu estava com poças de chorume e muitos gases. Segundo a empresa responsável pelo aterro, a Estre, uma perícia externa identificou 3 fatores que ocasionaram o desabamento: 1) chuvas intensas e acima do padrão observadas em junho, 2) o acúmulo de gases pela contração e umidificação das camadas superiores, 3) afundamento por aumento de peso dos resíduos devido ao fluxo de água no interior do maciço. A perícia também informou que as outras áreas do aterro estão seguras.

 

A Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná completou 3 anos. Neste período foram 202 atendimentos, sendo 56% de denúncias referentes a violência doméstica, e outros 44% de violência obstétrica e política. Também foram aprovadas 24 leis na Casa, por iniciativa ou com o apoio da Procuradoria e outros 93 projetos de lei, continuam em tramitação. A iniciativa ainda incentivou a criação de outras 180 procuradorias da Mulher nos municípios, entre já instaladas e ainda em instalação, representando 40% das cidade paranaenses, maior percentual do país.

 

A Sanepar divulgou nesta segunda-feira (27) a proposta de Parceria Público-Privada para a universalização do serviço de esgoto na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral. O projeto prevê o atendimento a 16 municípios que, até 2033, devem estar com 90% de rede coletora e tratamento de esgoto, atendendo à meta estipulada pelo novo marco do saneamento. A modalidade de concessão administrativa prevê contrato de aproximadamente 24 anos.