Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Trabalhadores do transporte coletivo de Londrina fazem paralisação

Por Jornalismo. Publicado em 09/04/2021 às 15:09.

Trabalhadores do transporte coletivo de Londrina fazem paralisação.// Prefeitura de Curitiba vai antecipar a primeira parcela do 13º salário dos servidores.// Deputados pedem que Agepar cancele reajuste na conta de energia.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

 

Motoristas do transporte coletivo fazem paralisação, em Londrina, na região norte do Paraná. A classe reclama que não houve o pagamento integral dos salários. Além disso, foram feitas audiências na Justiça do Trabalho, mas não houve acordo. Nesta sexta-feira, as operadoras do transporte coletivo de Londrina publicaram uma nota informando que não possuem condições de cumprir com obrigações, como o pagamento de salários. Além disso, as empresas afirmaram que a capacidade econômica-financeira das operadoras se esgotou com a pandemia e pedem ao Poder Público auxílio para reequilibrar as contas.

 

Pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia pelo novo coronavírus, a Prefeitura de Curitiba vai antecipar o pagamento da primeira parcela do 13º salário a todos os servidores municipais, aposentados e pensionistas. O pagamento será no dia 20 de abril. O prefeito Rafael Greca tomou a decisão diante dos desafios que muitas famílias têm enfrentado. A primeira parte do benefício representa 50% do salário, no caso dos servidores que estão na ativa, ou do benefício, se for aposentado ou pensionista.

 

Um grupo de deputados estaduais assinou requerimento para que a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) cancele o reajuste na conta de energia previsto para vigorar a partir de 24 de junho. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica ainda haverá uma consulta pública sobre o índice de reajuste já autorizado para a tarifa da estatal paranaense. Para residências e comércios de pequeno porte, que utilizam redes de baixa tensão, a alta chega a 9,72%, enquanto clientes de alta-tensão, principalmente indústrias, terão aumento de 9,52%.