Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Trabalhadores do transporte público de Ponta Grossa entram em greve

Por Jornalismo. Publicado em 05/04/2021 às 15:00.

Trabalhadores do transporte público de Ponta Grossa entram em greve.// Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba retoma aplicação da segunda dose de Coronavac para idosos.// Manifestantes fecham a Ponte Internacional da Amizade.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

Trabalhadores do transporte público de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, entraram em greve nesta segunda-feira. Segundo o Sindicato dos Motoristas, Cobradores e Trabalhadores em Empresas de Transportes Coletivos, os funcionários da Viação Campos Gerais, concessionária do serviço na cidade, estão com os salários atrasados. Parte da categoria fechou a garagem da empresa e o terminal para impedir a circulação dos ônibus. Hoje era o dia em que o serviço voltaria a funcionar após autorização da prefeitura. Na cidade, o transporte está suspenso desde 18 de março por decreto municipal de medidas restritivas no combate à pandemia do novo coronavírus. A empresa afirmou que está com situação financeira crítica por causa da pandemia. De acordo com o Sindicato, os funcionários só retornam às atividades depois de estarem com os salários em dia.

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba retomou nesta segunda-feira a aplicação da segunda dose da vacina para idosos que foram imunizados com a Coronavac. A segunda aplicação será por escalonamento de idade, iniciando pelos idosos de 79 anos ou mais que tenham sido vacinados com a primeira dose. Idosos que tenham recebido a Coronavac fora do cronograma de aplicação da primeira dose deverão atentar para o intervalo entre a primeira e a segunda dose, que deve ser de no mínimo 21 dias e no máximo 28 dias para a segunda aplicação. Quem não recebeu ou perdeu a carteirinha pode consultar a data da aplicação e o laboratório da vacina, na plataforma Saúde Já. Idosos que que tenham sido imunizados com a primeira dose da vacina produzida pelo laboratório de Oxford/Fiocruz, a Astrazeneca, devem aguardar a divulgação do cronograma. O prazo para aplicação da segunda dose dessa vacina é 90 dias após a primeira aplicação.

Manifestantes fecharam a Ponte Internacional da Amizade, que liga Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, ao Paraguai. O protesto acontece na manhã desta segunda-feira, no lado paraguaio. A manifestação está sendo organizada por trabalhadores conhecidos como “paseros”. Eles atravessam a Ponte da Amizade para buscar itens no Brasil e levá-los ao Paraguai. A organização informou que os trabalhadores estão impossibilitados de fazer o serviço. Por conta disso, resolveram fechar o acesso para quem deseja entrar no Paraguai, pela Ponte da Amizade. Atualmente, há uma barreira sanitária no lado brasileiro e é necessário apresentar um teste de coronavírus negativo, do tipo RT-PCR, para entrar no país.