
Justiça arquivou o caso que aconteceu no dia 28 de novembro, em Guaratuba
Por Marinna Prota
Neste mês de novembro, completa um ano desde o acidente na BR-376, em Guaratuba, que tirou a vida de duas pessoas e deixou outras 12 feridas. O deslizamento de terra, que ocorreu por causa da chuva, teve a investigação conduzida pela Polícia Civil do Paraná e concluída em agosto de 2023, mas nenhum culpado foi identificado.
O Ministério Público do Paraná (MPPR), ao receber o inquérito em setembro, sugeriu o arquivamento, decisão aceita pela Justiça. A 2ª Promotoria de Justiça de Guaratuba justificou o arquivamento porque a principal causa das mortes foi o deslizamento de terra, tornando difícil apontar uma ação humana passível de punição criminal.
Juliana Bertholdi, advogada, mestre em Direito e doutoranda em Justiça, Democracia e Direitos Humanos ressalta que a situação do inquérito criminal não impede a busca por reparação civil pelas vítimas.
SONORA
As vítimas foram João Maria Pires, de 60 anos, caminhoneiro, e Márcio Rogério de Souza, de 51 anos, morador de Curitiba. O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, também foi atingido, mas sobreviveu. A situação do trecho ainda apresenta instabilidades, e a concessionária Arteris Litoral Sul, que administra o trecho, tem realizado análises constantes e bloqueios de segurança quando fortes chuvas são previstas.