
Dezembro vermelho é uma campanha nacional de conscientização sobre o HIV e a Aids. Atualmente, a doença tem tratamento que garante qualidade de vida e evita a disseminação do vírus.
por Amanda Yargas
No Brasil, 694 mil pessoas estão em tratamento contra o HIV, vírus causador da Aids, que representa 81% das pessoas diagnosticadas no país. De acordo com o Ministério da Saúde, só neste ano 45 mil novos pacientes iniciaram a chamada terapia antirretroviral. No Paraná, a taxa de incidência de HIV na população adulta foi de 16,1% em 2020 e de 7,6% em relação à Aids. A infectologista Camila Ahrens, do Hospital Marcelino Champagnat, explica que a Aids é um estágio avançado da doença.
SONORA
A doença não tem cura, mas o tratamento permite ao paciente uma vida completamente normal. Do total de pacientes em tratamento no Brasil, 95% já não transmitem o vírus por terem atingido uma carga viral muito pequena.
SONORA
Outro recurso importante é a Profilaxia Pós-Exposição, conhecida pela sigla PEP. Ela é indicada para pessoas que podem ter tido um possível contato com o vírus HIV em situações como: violência sexual; relação sexual desprotegida (sem o uso de preservativo ou com rompimento da camisinha), ou em caso de acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou em contato direto com material biológico).
SONORA
A infectologista indica medidas de prevenção para evitar a exposição ao vírus.
SONORA