
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná anunciou nesta segunda-feira um novo contrato emergencial para a operação do ferry boat que liga Matinhos e Guaratuba, no litoral paranaense.
Por Marinna Prota
A operação da travessia entre Matinhos e Guaratuba no litoral do estado vai ter um novo contrato emergencial, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER). A confirmação feita nesta segunda-feira formaliza o segundo contrato nestes termos. O contrato emergencial com a empresa Internacional Marítima, que opera o ferry boat atualmente, tem duração de seis meses e termina na quarta-feira (10).
O DER não confirmou se o novo contrato será com a atual operadora ou se uma nova prestadora de serviço será contratada, mas o departamento garantiu que a travessia continuará em funcionamento depois do término do contrato.
Em julho, o Governo do Paraná lançou um edital de licitação para o projeto e construção da ponte entre Guaratuba e Matinhos, com o traçado próximo da área onde, atualmente, é feita a travessia.
O edital prevê pista dupla nos dois sentidos da estrutura, ciclovia e calçada para pedestres. Uma parte com 320 metros será estaiada para permitir navegação na baía.
Por enquanto, o ferry-boat é a única forma de travessia direta entre os dois municípios.