TRE-PR anuncia contratação de agentes de segurança para locais de votação.//
UFPR revoga exigência de vacina para retorno às atividades presencias.//
Exportações crescem e junho e semestre fecha em alta de 15% no comparativo com 2021.//
As informações com Anderson Luís.
Giro de Notícias – Edição da Manhã
O TRE-PR vai contratar agentes para fazer a segurança nos locais de votação. A medida foi anunciada pelo desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, presidente do TRE-PR, depois que o policial penal federal Jorge Guaranho, apoiador de Bolsonaro, atirou e provocou a morte do guarda municipal e militante petista Marcelo de Arruda, ocorrida em Foz do Iguaçu, no último domingo. O caso está sendo investigado como intolerância política.
A UFPR revogou a exigência de vacina para retorno às atividades presenciais. A determinação aconteceu devido ao fim do período de emergência em saúde pública definido pelo Ministério da Saúde, o que, segundo a instituição, tira a base legal para o pedido de comprovação. Apesar disso, a universidade mantém o uso de máscaras e outras medidas de prevenção.
O Paraná exportou US$ 2,1 bilhões em junho. O valor supera em 27% o do mesmo período no ano passado e é um aumento de 7% em relação ao exportado em maio. O estado acumula US$ 10,6 bilhões em vendas para o exterior no primeiro semestre, também um crescimento em relação aos 6 primeiros meses de 2021, com alta de 15%. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério da Economia (Secex).