Esse processo ajuda a quebrar barreiras e preconceitos, promovendo uma maior conscientização sobre a importância da inclusão e uma sociedade mais democrática, justa e plural.
Por Fernanda Nardo
A Justiça Eleitoral do Paraná está promovendo uma iniciativa inclusiva e inovadora: convidar pessoas com deficiência para atuar como mesárias nas próximas eleições. Essa ação visa não apenas fortalecer a democracia, mas também promover a inclusão e acessibilidade dentro do processo eleitoral brasileiro, como destaca o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson.
SONORA
Além disso, esse é um passo significativo para garantir que a voz de todos seja ouvida e respeitada. A embaixadora da acessibilidade do TRE-PR, Pietra Silvestri. A embaixadora tem síndrome de dow, e isso não impede que ela seja ativa no processo democrático. Ela explica como é o trabalho dela durante as eleições e faz um convite para que outras pessoas com deficiência participem do processo.
SONORA
Para participar, as pessoas interessadas devem se cadastrar no site da Justiça Eleitoral do Paraná. O processo de seleção inclui treinamento específico para garantir que todos estejam preparados para atuar no dia da eleição. A Justiça Eleitoral também está preparada para oferecer suporte e adaptações necessárias para garantir que os mesários com deficiência possam desempenhar suas funções com total segurança e conforto.