
Iniciativa pioneira da Justiça Eleitoral do Paraná ajudou a combater desinformação durante campanhas municipais.
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná divulgou o balanço da Central de Combate à Desinformação Gralha Confere. Foram 4 meses de atividade, entre julho e novembro em que a iniciativa recebeu 161 denúncias de fake news pelo WhatsApp, desmentiu 22 notícias falsas, confirmou 4 conteúdos verdadeiros e explicou 2 dúvidas de repercussão geral, sobre a segurança das urnas eletrônicas, o processo eleitoral e legitimidade da Justiça Eleitoral.
O site do projeto teve mais de 33 mil visitantes com 45 mil visualizações. Nas redes sociais foram mais de 309 mil acessos. O Gralha Confere também foi divulgado por instituições parceiras.
O desembargador Tito Campos de Paula, presidente do TRE-PR comemora o resultado do projeto que é pioneiro na Justiça Eleitoral do país.
SONORA
Ele acredita que combater as fake news fortalece o processo democrático.
SONORA
O projeto conta com o apoio de 47 órgãos públicos, instituições acadêmicas, entidades civis e veículos de imprensa e deve ser expandido no próximo ano, com parcerias locais no interior do estado, uma preparação para as eleições gerais de 2022.
Amanda Yargas