Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

TRE-PR pede paz e que eleitor não deixe de votar no Segundo Turno das Eleições 2024

Por Redação. Publicado em 10/10/2024 às 18:34.

Municípios paranaenses que terão Segundo Turno tiveram taxas altas de abstenção na primeira etapa das Eleições 2024. 

Por Juliana Sartori


Todos os candidatos à Prefeitura dos três municípios paranaenses que vão ter segundo turno nas Eleições 2024, Ponta Grossa, Londrina e Curitiba, já assinaram o Pacto Pela Paz, proposto pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.

Os candidatos à prefeitura de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB), estiveram na sede do TRE-PR com o presidente do Tribunal, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, e assinaram o pacto, na tarde desta quinta-feira. E na quarta-feira, o desembargador se reuniu em Londrina com a candidata Professora Maria Tereza (PP) e o candidato Tiago Amaral (PSD). Também na quarta, as candidatas à Prefeitura de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (UNIÃO) e Mabel Canto (PSDB), estiveram no Fórum Eleitoral do município para assinatura do “Pacto Eleições 2024 no Caminho da Paz – Segundo Turno”.

O objetivo é garantir eleições seguras, sem desinformação ou violência de qualquer natureza; e incentivar a cultura da paz, do diálogo e do respeito no debate político, inclusive na internet e nas redes sociais. E neste segundo turno, segundo o presidente do TRE do Paraná, o reforço é para que a população não deixe de votar, já que as taxas de abstenção foram altas na primeira etapa das eleições. Em Curitiba e Londrina, a taxa de abastenção do Primeiro Turno ficou em torno de 27%. E em Ponta Grossa, 23%.

SONORA

O vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Luiz Osório Moraes Panza, também reforçou a importância da assinatura do pacto pela paz entre os candidatos adversários neste Segundo Turno das Eleições.

SONORA